quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Vendas de caminhões caem 13,4% em mês de retorno da Mercedes-Benz à liderança do mercado

por Leandro Tavares,
da redação para o Brasil Caminhoneiro


O mês de novembro teve um duro golpe para o mercado de caminhões, que vinha apresentando fortes altas mensais nos emplacamentos de veículos em comparação com 2012. Além de cair 13,4% em relação aoutubro deste ano, com 11.707 unidades licenciadas contra 13.533caminhões comercializados no mês anterior, novembro também teve queda de 6,8% quando comparado com o mesmo período do ano passado, sendo que em 2012 foram vendidos pouco mais de 12,5 caminhões.

A culpa pelo resultado pode ser colocada, em parte, nos feriados de novembro. “Tanto o feriado da Proclamação da República como o do Dia da Consciência Negra impactaram na queda das vendas, mesmo que o segundo não tenha sido nacional”, o presidente da Fenabrave, Flávio Meneghetti.

No entanto, no mercado de caminhões, os feriados não são o único motivo da retração. Em outubro foram vendidos em média 615 veículos por dia, enquanto novembro teve 585 emplacamentos diários, número 4,8% abaixo do mês anterior.

Há um fator, porém, a ser comemorado por todas as fabricantes: 2013 já é um ano melhor do que 2012 em termos de vendas. O acumulado do ano chegou a 141.184 unidades em novembro e está acima dos 139.853 emplacamentos de todo o ano passado. No acumulado do período, de janeiro a novembro, 2013 até 12,7% acima de 2012.

E uma marca em especial pode comemorar o mês de novembro: aMercedes-Benz. A alemã ultrapassou a MAN Latin America no número de vendas em novembro, conquistando 28,07% de market share contra 24,78% da concorrente (somando as vendas de caminhões Volkswagen e MAN). A Scania também subiu posições na participação de mercado e agora ocupa o terceiro lugar, com 14,35%. Em seguida vem a Volvo, com 12,62%, a Ford, com 11,55%, e a Iveco, com 7,47% das vendas. Outras marcas somam 1,16% de share.

Fonte: Brasil Caminhoneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário